Páginas

Wednesday, October 13, 2010



Hello Everybody!
Sabe que dia é hoje? Hoje é o Dia da Língua Inglesa! E você sabe como tudo começou?
Foi assim: Um grupo de Winchester, chamado "The English Project", teve uma idéia maravilhosa. Eles criaram o English Language Day e ainda estão planejando um espaço para exposição permanente da Língua Inglesa com a previsão de inauguração dentro de 3 a 4 anos. E por que foi escolhido o dia 13 de Outubro?
O negócio é o seguinte: Eles escolheram essa data porque no dia 13 de Outubro de 1362 foi criada a "Lei do Pleito em Inglês" e ela tinha o intuito de banir o francês da Inglaterra e o latim das cortes judiciais inglesas, com o argumento de que os idiomas não eram muito cohecidos na terra dos saxões e o povo consequentemente não sabia o que era dito a favor ou contra eles nas tais cortes as quais usavam a Lei Francesa. 

A "Lei do Pleito em Inglês", portanto, ordenara a substituição do latim pelo inglês no seguimento de todos os pleitos judiciais. Nesse ano (1362), o Chanceler da Inglaterra, pela primeira vez, abriu o parlamento com um discurso em inglês e nesse mesmo parlamento foi aprovada um estatuto de alegação que permitia os membros em exercício usar a língua inglesa. Esta medida reflete a tentativa de manter a ordem e o controle da situação por meio de uma comunicação mais eficaz, visto que o inglês já era a língua partilhada por todos os habitantes do reino. 
O grupo "The English Project" desde o dia 07 de Outubro já está comemorando o English Language Day! O evento começou dia 07(Dia Nacional da Poesia) e vai até o dia 17 de Outubro. Lá, você poderá participar de:
  • Palestras
  • Caça ao tesouro
  • Noite da comédia
  • Leitura de poesias
  • Caminhadas
  • Criação de mapas
  • E muito mais!
Clique AQUI para ver a programação completa!
É uma pena que as pessoas não conheçam, mas já existem 2 datas relativas à comemoração nesse aspecto, uma é o dia 26 de setembro que comemora o "European Day of Language", algo como "O Dia Europeu do Idioma" e o dia 21 de Fevereiro o "World Mother-Tongue Day", o "Dia Mundial da Língua-Mãe". 
O dia 13 de Outubro simboliza a sobrevivência do inglês e um marco histórico em seu desenvolvimento como uma língua mundial.
Cultura, informação e curiosidades só aqui!
Stay tuned!


              http://david-crystal.blogspot.com 
              Aulas Magazine, "Dossiê Religião", April - July 2007.

No comments:

Post a Comment