Páginas

Thursday, October 7, 2010

Será Que é Possível Melhorar Sua Compreensão Assistindo a Filmes e Seriados?




Então pessoal, estou escrevendo este post, pois, muitas pessoas me perguntam se adianta assistir filmes em inglês com legenda, sem legenda ou séries de televisão americanas ou britânicas para melhorar o entendimento em inglês.
Começo dizendo que SIM. É possível melhorar muito , MAS, é necessário paciência e dedicação. Hoje, darei algumas dicas de como isso pode ser feito. Se o seu objetivo é entender o que se fala nos filmes, seriados, jornais televisivos, sem apertar a famosa TECLA SAP, é importante salientar que disciplina nesse contexto é a chave da questão. Outro ponto importante é não parar toda vez que ver uma palavra ou um termo que você não saiba, pois o importante é entender a situação que foi colocada naquele devido momento.
Há alguns anos atrás, eu costumava assistir filmes com legendas em português. Com o tempo, eu me perguntei: Se eu tirar a legenda, será que vou entender todo o filme? Nesse ponto, eu já fazia inglês há mais de 10 anos pois comecei aos 7 anos de idade na escola FISK em Boa Viagem, aqui em Recife (Faz teeempoo!!). Aos 8 mudei para a Cultura Inglesa, mas isso é assunto pra depois. O resultado foi que eu não entendi naaaada!! Fiquei desesperado, pois como é que estudando inglês durante tanto tempo, eu não conseguia desvendar um simples diálogo qualquer? (Vale salientar que a escola de inglês não tem nada a ver com isso, isso é realidade entre muitos alunos que terminam a maioria dos  cursos de idiomas).
Então eu resolvi seguir etapas. Primeiro, assistia o filme com legenda em inglês e se não entendesse, voltaria e assistiria-o todo novamente com legenda em português, tentando fazer as comparações entre as devidas línguas. Devo confessar que até pensei em desistir pois era fatigante e estressante. Não foi fácil. Mas, enfim, o resultado veio quando eu menos esperava. Ao assistir uma reportagem na BBC, sem legenda, e sem a intenção de entender nada, eu pude compreender 90% do que as pessoas falavam nas entrevistas e então fiquei muito surpreso com o resultado que obti em mais ou menos 8 meses seguindo essa rotina. É importante salientar que esse tempo não é padrão e que cada pessoa tem um rítmo para aprender um idioma. Então, hoje gostaria de compartilhar com vocês e tentar criar uma rotina para que sua prática seja bem sucedida.

  1. Escolha um filme ou uma série que lhe dê prazer. Não adianta assistir algo que "os outros" disseram que era legal ou que era "CULT". A serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensações prazerosas. Quando você está sentindo prazer em algo, sua capacidade de armazenamento de informações aumenta em níveis consideráveis. Portanto, tenha prazer em estudar a língua inglesa!!
  2. Estabeleça uma rotina. Se possível 2 ou mais vezes durante a semana. Devo confessar que sou mais fã dos seriados do que dos filmes. Os seriados, trazem uma rotina e uma estória a longo prazo, geralmente em 24 episódios. As expressões são mais visíveis, mais perceptíveis do que nos filmes. (Claro, isso é minha opinião).
  3. Procure filmes que não tenham tanta ação, pois, a dinâmica muito agitada ou barulhenta, dificulta na hora da compreensão.
  4. Se você é iniciante ou engatinha ainda no idioma, assista o filme com a legenda em português e depois, assista-o com a legenda em inglês. Isso vai, "acostumar" seu ouvido ao idioma. Quanto maior a exposição ao idioma, melhor será o resultado.
  5. Se você tem nível intermediário ou avançado, coloque a legenda em inglês e depois, caso não entenda, coloque-a em português. Com o tempo, você não sentirá mais a necessidade da legenda em português. Preste atenção no contexto em que as cenas acontecem.
  6. Após um certo tempo, use apenas a legenda em inglês. Haverá momentos em que você não entenderá muita coisa, mas o importante é forçar a mente para que ela faça a transição do pensar em português para o pensar em inglês. (Ao assistir um filme em inglês, a tendência natural é tentar traduzir, pois estamos pensando em português. Se não dermos a opção para o cérebro traduzir, ele será obrigado a relacionar-se apenas com a "target language", fazendo desta forma você  pensar em inglês.
  7. Tenha Disciplina e Perseverança, nada é fácil nessa vida, não é mesmo? Sem um compromisso com a língua e um objetivo específico, fica muito difícil suceder nesses pontos. Faça uma forcinha, arranje aquele tempinho extra e tente praticar as dicas aqui apresentadas que você verá  resultado no tempo certo.
        Não esqueça de comentar, contar sua experiência ou dizer o que você achou sobre essa atividade, ok? Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas. Fiquem à vontade para fazer quaisquer perguntas ou comentários, ok?
Agora dá licença que eu vou assistir meus seriados, blz? =D
Bye, Bye!!

No comments:

Post a Comment