Páginas

Sunday, August 12, 2012

5 DIcas Para Estudar Inglês de Forma Eficaz

       

     Ultimamente, tenho ouvido muitas reclamações de alunos, ex-alunos e "não-alunos" dizendo que não conseguem ver muito resultado em seus estudos, apesar de passarem horas em cima dos livros. Então aqui vão 5 dicas para você efetivar seus estudos e ter um resultado final satisfatório, pelo menos! 


  • Tenha Um Objetivo

          
     Saiba exatamente o motivo pelo qual você está estudando inglês. Não há nada mais frustrante do que estudar apenas pra ostentar um certificado ou dizer que faz inglês na escola A, B ou C. Reflita sobre a importância de aprender um idioma e veja quais benefícios estão embutidos nessa escolha: um salário maior, a oportunidade de viajar para o exterior a trabalho ou a passeio, a oportunidade de conhecer novas pessoas, etc. É comprovado que os alunos que têm um objetivo, são consequentemente mais motivados a aprender (Ur, Penny 1996). 

  • Escolha O Curso Certo

     

     Inglês não se aprende do dia para a noite, a menos que você seja um(a) garoto(a) prodígio! Existem cursos por aí dizendo que em menos de um ano você já está fluente! De acordo com pesquisas realizadas, uma pessoa que mora em um país de língua inglesa, leva em média 6 anos, isso mesmo, 6 anos para se tornar fluente. E você, morando no Brasil, como espera se tornar fluente em menos de um ano? Não se engane, o aprendizado de qualquer idioma é feito de muito estudo e dedicação! Não há milagres! 
   Procure saber da metodologia utilizada na escola. Frequente uma aula gratuitamente e veja se você se adequa ao modo de ensino da instituição. Uma escola séria deve oferecer suporte ao aluno de diversas formas: desde a disposição dos professores para tirar dúvidas, até um laboratório de informática equipado com programas específicos para seu aprendizado. Uma biblioteca grande com vários títulos, também é muito importante para incentivar a leitura e assim, fixar as estruturas gramaticais vistas em sala. 
     Eu sei que em tempos de tecnologia, rapidez e eficiência, a opção por uma instituição que promete fluência em oito meses é bem tentadora, mas não caia nessa 'esparrela', prefira um curso que leve mais tempo (3 a 4 anos) e garanta seu inglês de uma vez por todas! Uma escol(h)a errada, pode custar muito dinheiro ao seu bolso, além de uma grande frustração!

  • Arrume Tempo Para Estudar
     
     Não adianta você estudar na melhor escola de inglês, se não tiver tempo de rever o que foi visto em sala de aula. Reserve, no mínimo trinta minutos por dia para fazer exercícios, listening, etc. Leve o áudio do livro com você, para seu carro, ouça-o à caminho do trabalho. Grave o áudio do livro no seu MP3 e escute enquanto está na academia. A exposição diária ao idioma é muito importante para a fixação das estruturas, pronúncia e entendimento da língua. Algumas queixas que sempre ouço são: A faculdade toma muito meu tempo! Meus filhos não dão uma trégua! Essa semana eu tenho prova de cálculo! etc, etc, etc. O mundo não vai parar porque você está estudando inglês! Aprenda a conciliar as atividades e priorize o idioma, caso você queira ver algum resultado no futuro!  

  • Seja Curioso(a)

     Deixe a preguiça de lado! Com toda a facilidade que nos cerca atualmente, uma simples pesquisa na internet pode ajudá-lo(a) a aprender mais. Hoje, existem blogs, sites, bibliotecas virtuais e páginas de compartilhamento  que disponibilizam materiais para estudo, livros paradidáticos, podcasts, vídeos, entre outros itens que o(a) ajudarão a fixar o conteúdo e melhorar seu nível de inglês. Se você está sem dinheiro para ingressar em um curso de inglês, não se preocupe, a World Wide Web está cheia de cursos gratuitos que emitem até certificados! Só depende de você!


  • Ouça Músicas, Assista Filmes, Seriados... 


     
        Muitas pessoas dizem que ouvem músicas em inglês e me perguntam se isso adianta alguma coisa. Minha resposta é geralmente uma outra pergunta: Com que frequência você ouve essas músicas? Ou assiste os filmes? Seriados, reality shows (em inglês), etc...? 
      Estabeleça uma rotina. Se você gosta de seriados, procure um do seu gosto pessoal e o acompanhe semanalmente ou diariamente e dependendo do seu nível de inglês, com ou sem legendas (em inglês, claro!). Se você gosta de música, tenha sempre um MP3/4/5 por perto e acompanhe a letra através de um site, pesquise por palavras ou expressões novas.  
    Existem seriados com episódios de 20-25 minutos que podem ser assistidos um pouco antes de você dormir. Alguns seriados exigem mais do telespectador para serem entendidos, pois, contêm vocabulário específico como as séries E.R. House (Medicina), The Big Bang Theory e The IT Crowd (Tecnologia/Física), entre outras.
        Com o tempo, sua habilidade em ouvir e entender o idioma vai aumentar e os resultados aparecerão. Leva tempo, mas é eficaz. Faça isso com regularidade. Como falei no início dessa postagem, aprender inglês não é milagre, exige esforço e dedicação. 

Espero ter ajudado com essas dicas!
Good Luck and Have fun! =D



No comments:

Post a Comment